02/08/2026
09:38:21 AM
Aposentados e pensionistas no Rio Grande do Sul enfrentam um cenário de crescente endividamento. Com rendas consideradas insuficientes para as despesas mensais, muitos recorrem a empréstimos consignados e outras linhas de crédito para cobrir gastos básicos, como moradia e alimentação. Dados do Serasa indicam que 23% dos gaúchos com mais de 60 anos estão endividados.
A situação é confirmada por relatos de quem busca crédito para fechar as contas. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), até 31 de dezembro, foram liberados R$ 800 milhões em empréstimos consignados no estado.
Um representante do órgão explica que essa modalidade é "infinitamente mais em conta do que qualquer linha tradicional", mas alerta para um risco. "Muitas vezes o próprio familiar recorre do seu aposentado em casa para poder fazer o seu empréstimo. O que mais preocupa é a violência financeira", pontua.
A defensora pública Bibiana Veríssimo Bernardes explica que, em muitos casos, os aposentados são os únicos com renda fixa na família, o que aumenta a pressão financeira.
Fonte: G1
Foto: Reprodução/RBS TV
Compartilhe