06/23/2023
06:12:28 AM
Por RBS TV
A presença do vento Minuano é típica do inverno gaúcho, especialmente pelos moradores da Região da Campanha do estado. A estação começou às 11h58 de quarta-feira (21). O fenômeno, caracterizado por vento frio e seco, sopra a partir do Sudeste do RS.
Batizado de Minuano, que em tupi-guarani significa "vento do Sul", chegou mais cedo em 2023. O fenômeno tem duração média de no mínimo dois dias e que sopra em uma velocidade moderada a forte.
"Ele vem lá da região da Patagônia, região de Buenos Aires. Esse vento que vem, traz esse nome de origem dos povos indígenas Minuanos. Esses povos tinham sua localização próximo das nascentes da Foz do rio Paraná, próximo do rio da Prata e também da região onde hoje é a fronteira do Uruguai com o Brasil, com o Rio Grande do Sul, o Pampa", explica o historiador Jaime Barbosa.
De acordo com Jaime, na região dos pampas era onde se encontravam os grandes núcleos dos povos indígenas Minuanos. Eram povos nômades, em um período de pré-colonização espanhola e portuguesa.
Segundo a Climatempo, o estado deve passar por quatro frentes frias até o dia 1º de julho, derrubando as temperaturas.
No Rio Grande do Sul, o inverno deverá ser menos rigoroso devido o El Niño, fenômeno meteorológico que eleva as temperaturas do Oceano Pacífico, segundo a Climatempo.
Devem ser registradas chuvas acima da média e temperaturas mais elevadas para o normal da estação. E há risco de formação de novos temporais pelo estado.
Quanto à neve há possibilidade de registro, mas a ocorrência deve ser menor com relação a anos anteriores.
Para o mês de julho, a previsão é de chuva acima da média e temperaturas dentro da normalidade para a estação.
Com informações Dpto de Jornalismo - GUARITA FM Fonte: Portal G1RS
Compartilhe