07/16/2025
10:43:16 AM
Uma frente fria avançará sobre o Rio Grande do Sul, trazendo aumento de nebulosidade e chuva entre esta quarta e quinta-feira, conforme prognóstico da MetSul Meteorologia. Embora não seja um sistema de intensa atividade, a frente provocará precipitação em todas as regiões gaúchas, seguida por uma massa de ar frio de intensidade moderada.
A mudança no tempo deve começar na tarde desta quarta-feira, com chuva localizada em pontos do Oeste gaúcho. Na maioria das regiões, o dia terá sol entre nuvens e temperaturas elevadas, típicas de um quadro pré-frontal. Até o final da quarta, a frente se desloca com chuva pelo Sul e áreas do Centro do estado, mantendo a instabilidade no Oeste.
Entre a madrugada e a manhã de quinta-feira, o sistema trará instabilidade, com muitas nuvens e chuva para a maior parte do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, que deve sentir a mudança entre o fim da madrugada e o começo da manhã.
Ao longo da quinta-feira, o tempo melhora no Oeste e Sul do estado, mas a melhora no Sul será temporária, pois a chuva deve retornar com a circulação de umidade de uma área de baixa pressão. Essa baixa pressão, que acompanha a frente fria, trará vento moderado com rajadas durante a entrada do ar mais frio na quinta-feira, resultando em temperaturas e sensação térmica baixas.
Na sexta-feira, o tempo firma em grande parte do Rio Grande do Sul. No entanto, a baixa pressão na costa ainda poderá provocar chuva isolada em pontos da Metade Leste gaúcha, alternando com períodos de sol.
A frente fria também levará chuva a diferentes áreas de Santa Catarina e a poucos pontos do Paraná. No Mato Grosso do Sul, o sistema trará mais aumento de nuvens do que chuva em parte do estado, e em São Paulo, o impacto deve ser restrito a pontos mais ao Sul.
Os dados indicam que esta frente fria, por não ser intensa, deverá provocar volumes de chuva baixos na maioria das localidades, não repetindo o cenário de grandes volumes e cheias de rios vistos em junho. A projeção de chuva acumulada até as 21h de quinta-feira mostra que os volumes tendem a ficar abaixo de 20 mm a 30 mm na maior parte dos municípios, com os maiores acumulados no Oeste, Centro e Sul gaúcho. Na Metade Norte, os volumes devem ser ainda mais baixos. Em Santa Catarina e no Paraná, a tendência é de acumulados baixos ou muito baixos.
Risco de temporais
A frente fria não terá forte atividade, o que reduz o risco de ocorrência de tempo severo. Contudo, a presença de ar quente na dianteira do sistema não permite descartar a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical. Assim, o risco de tempo severo será baixo e qualquer ocorrência será localizada.
Compartilhe