EMATER E GAAS ASSINAM TERMO DE COOPERAÇÃO PARA REGENERAÇÃO DOS SOLOS NO RS

09/02/2024

04:15:28 AM

Geral

Emater e Gaas assinam termo de cooperação para regeneração dos solos no RS

Assinatura foi realizada durante a programação da 47ª Expointer e tem o objetivo de incentivar a melhoria dos sistemas de produção e de criação



Termo de cooperação foi assinado durante a 47ª Expointer 

A busca pela sustentabilidade da propriedade rural, a partir da troca de experiências e conhecimentos entre os integrantes do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (Gaas) e os extensionistas da Emater/RS-Ascar, é fortalecida a partir do Termo de Cooperação Técnica. O documento foi assinado no espaço Casa da Emater, na 47ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

O termo foi assinado pela presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, e o integrante do Grupo, Maurício Botton Piccin, agricultor e veterinário do município gaúcho de General Câmara, representando o presidente do Gaas, Eduardo Martins, residente em Brasília. “A tragédia ambiental do Rio Grande do Sul mostra que o Planeta pede socorro e, através de práticas regenerativas e sustentáveis, queremos incentivar a melhoria dos sistemas de produção e de criação”, avalia a presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, ao anunciar a elaboração de um Plano de Trabalho que alcance propósitos de sustentabilidade.

“O desafio é trabalhar com solos, pois nas enchentes de maio impactaram mais de 2 milhões e 700 mil hectares de solos, quase a totalidade dos municípios”, destaca o diretor técnico da Instituição, Claudinei Baldissera.

O Gaas Nacional, formado por três mil agricultores no Brasil (sendo aproximadamente mil ano RS), se propõe a ajudar o RS, num primeiro momento, aplicando experiências e conhecimentos que possam solucionar os problemas causados pelas chuvas intensas e cheias, com técnicas de ativação de solos, como a descompactação e plantas de cobertura. “Pela capilaridade, a Emater tem capacidade de chegar na ponta, no agricultor, e nós podemos contribuir e implementar soluções com agricultores de todos os portes”, ressalta Piccin. “Tenho esperança de fazer um grande trabalho com vocês”, finaliza.

Para o coordenador geral do espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer, o extensionista Rodrigo Sasso, a assinatura do Termo de Cooperação Técnica fortalece a proposta da Extensão Rural e Social de tratar, como tema central nesta Expointer, o enfrentamento aos impactos climáticos. “Parabenizamos todos os envolvidos”, disse.

O objetivo do Termo de Cooperação Interinstitucional é contribuir para promover soluções sustentáveis e regenerativas na agricultura gaúcha, otimizando o uso dos recursos biológicos e naturais, visando produzir alimentos saudáveis e gerar qualidade de vida no meio rural do RS.

Para tanto, as instituições parceiras devem planejar, organizar e executar ações relativas ao objeto desse instrumento, na área de sua responsabilidade, visando consolidar e desenvolver programa de fortalecimento da agricultura sustentável e regenerativa. Serão realizados eventos, reuniões, intercâmbios e relatórios, promovendo a divulgação dos objetivos e das ações desenvolvidos no âmbito do Acordo de Cooperação.

Com informações Dpto de Jornalismo - GUARITA DIGITAL-FONTE:RÁDIO GUAÍBA

Compartilhe